A importância das redes sociais para sua loja virtual


O mercado de e-commerce deu um imenso salto em sua balança, dentre os os principais fatores para o crescimento podemos destacar: a praticidade, o preço mais acessível, formas de pagamento mais dinâmicas e o principal, aumento da utilização de dispositivos mobile pela classe C e D, o que possibilitou a imersão deste grupo, antes aquém do mundo virtual, no mercado de compras online.

É preciso salientar que a imersão da classe C e D no mercado online não ocorreu de forma direta e isolada: existe outro mecanismo fundamental que direcionou e direciona não somente as classes C e D, mas todo o conglomerado de consumidores, em prol do mercado online — as redes sociais. Estaria aí a importância das redes sociais para a sua loja virtual? Confira a resposta abaixo!

A princípio desenvolvidas para promover o contato entre as pessoas, as redes sociais hoje em dia, se tornaram poderosas ferramentas e até mesmo indispensáveis para que o e-commerce consiga altas conversões.

Saiba qual a importância das redes sociais para sua loja virtual

Não se engane, as redes sociais não são apenas uma forma barata de publicidade, elas proporcionam inúmeras ferramentas que auxiliam não somente o e-commerce mas todo o mercado de vendas no geral. Saiba o que as redes sociais podem oferecer.

Visibilidade

Se tornar visível para uma vasta gama de consumidores a preços consideravelmente baratos, talvez seja um dos principais fatores que levam empresários agregarem as redes sociais em seus e-commerce. Utilizando as redes sociais como Twitter, Facebook, WhatsApp e Line, é possível alcançar centenas e milhares de potenciais consumidores simplesmente ao publicar produtos, serviços e promoções.

Relacionamento com o Cliente

Não adianta apenas conquistar clientes, é preciso mante-los satisfeitos constantemente. Uma forma de agradar o cliente é estar sempre apto a responder sugestões e esclarecer dúvidas. O que antes era realizado via telefone, carta ou, na melhor hipótese e-mail, agora pode ser solucionado rapidamente via redes sociais. A vantagem das redes sociais perante as demais formas de contato com o cliente está no fato das informações estarem disponíveis para todo o público em geral, isso além de diminuir as respostas iguais, ainda gera segurança para o consumidor, que enxerga esta atitude como ações de uma empresa solida.

FeedBack instantâneo & Controle de Qualidade

Quando se trata de feedbacks e controle de qualidade, não existe melhor ferramenta desenvolvida até o presente momento que supere as redes sociais. Mesmo que sua empresa não contemple ações em mídias sociais, é possível fazer medições sobre o nível de satisfação do público em geral no que se refere: a dinâmica do site, velocidade da entrega, se o cliente recomenda a empresa e até mesmo identificar defeitos em produtos com uma eficácia surpreendente.

Determinar novos investimentos

Um empresario de sucesso também irá utilizar as redes sociais, para descobrir o que os potenciais clientes almejam em curto, médio e longo prazo. Determinar o comportamento dos usuários de redes sociais, no que se diz respeito a paginas curtidas, pessoas seguidas e conteúdo compartilhado, garante uma maior conciliação do que o cliente quer com o que a empresa pode vir a oferecer. Olha mais uma vez a rede social contribuindo para que a empresa não se torne obsoleta.

Cuidados

Assim como as redes sociais podem alavancar suas vendas e proporcionar inúmeros benefícios, ações não pensadas ou erro de funcionários podem acarretar em grandes prejuízos se não foram erradicados quase que instantaneamente. Diversas empresas já tiveram seus nomes ‘arranhados’, por ações inadequadas que viralizaram nas redes sociais. Alguns casos famosos são:

  • O caso dos funcionários e caixa d’agua do Burguer King;
  • O funcionário metido a engraçadinho do Subway;
  • O caso do suco Ades.

Mas o contrário também é verdadeiro: inúmeras empresas utilizaram as redes sociais para sair de situações complicadas perante os seus consumidores. O importante é lembrar que utilizando ou não redes sociais, seu e-commmerce está sujeito a comentários, portanto, é melhor você estar preparado para qualquer situação.

Imagem: Corbis Images

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